No dia 7 de outubro estivemos presentes no Fórum Desportivo da Seixaliada, para debater a relação entre a comunicação social e o desporto popular. Este fórum contou com as intervenções de Vítor Serpa e António Simões, Diretor e Jornalista respetivamente do jornal "A Bola".

A troca de ideias mostrou-se enriquecedora. De um lado a industria da comunicação, refém de imperativos resultados financeiros e consequentemente da mono cultura desportiva imposta pelo desporto rei no nosso país.

Na plateia encontravam-se os incansáveis dirigentes do Movimento Associativo Popular, promotores do “desporto para todos” e das modalidades habitualmente ausentes das primeiras paginas. Uma realidade que se move tendo por base o trabalho voluntario de técnicos, atletas e diretores.

No final da noite retirámos algumas conclusões que consideramos pertinentes partilhar:

- Os clubes e as coletividades devem investir nos seus mecanismos de comunicação;

- As organizações devem procurar envolver recursos humanos especializados na área da comunicação, para o desenvolvimento do trabalho;

- O recurso à comunicação social local e regional deve assumir particular atenção;

- A aposta na Internet através da criação de portais e blogs, a dinamização de contas nas principais redes sociais, a criação de listas de e-mails e o envio de newsletters, são linhas de trabalho fundamentais, com evidentes benefícios na relação custo/beneficio.