No nosso país o número de acessos à Internet através de dispositivos móveis tem vindo a crescer, seguindo a tendência mundial. Em Outubro de 2016, 30% das páginas dos sites auditados pela Marktest foram acedidos através de smartphone e os tablet foram responsáveis por 6% dos pageviews.

Procurando dotar as organizações parceiras das mais recentes soluções tecnologias, a Albatroz Digital deu um pulo para o mundo das aplicações móveis. Tendo por base protótipo desenvolvido por alunos finalistas de Eng. Informática do Instituto Politécnico de Setúbal, com quem colaborámos no ano letivo 2015/16, desenvolvemos o projeto "App Junta".

Solução App Junta

Os estudos indicam que os utilizadores da Internet preferem recorrer a aplicações móveis em alternativa ao acesso via browsers. Também os Websites móveis são tecnologicamente mais lentos do que aplicações móveis.

Sugestões e fotos

A versão 1.0 da aplicação permite aos utilizadores recorrer à câmara fotográfica para a recolha de imagens em espaços públicos e direcionar uma sugestão à Junta em tempo real.

Trabalhar offline

A capacidade de trabalhar offline é provavelmente um dos maiores ganhos de uma aplicação comparativamente a um website. Com a “App Junta” é possível consultar a agenda de atividades e as notícias, sem que esteja ligado à Internet.

Atualizações automáticas

A aplicação faz atualizações automáticas das informações, com particular ênfase nas notícias e agenda, através de uma ligação direta ao portal da Junta de Freguesia. Uma implementação que garante a consistência na comunicação.

Imagem corporativa de cada autarquia

A App Junta não é uma solução generalista igual para todas as Juntas de Freguesia. Cada entidade terá a sua aplicação, identificada com o seu nome e com um aspeto gráfico adaptado à imagem corporativa de cada instituição.

Notícia, eventos e outras informações

Para além das áreas das notícias e eventos, a aplicação permite a consulta de informações genéricas sobre cada freguesia: serviços; rede escolar; associativismo; competências; horários e contactos.

Nesta primeira fase do desenvolvimento, a Aplicação estará apenas disponível para Android. Pretendemos dar continuidade ao desenvolvimento deste projeto passando igualmente pelo desenvolvimento da App Junta para iPhone.

No dia 18 de março, durante a Sessão Solene comemorativa do aniversário da Freguesia de São Sebastião em Setúbal, será apresentada publicamente a nova aplicação móvel da Junta de Freguesia.