Em 2020, o mundo está a ser abalado com a pandemia Covid-19. No contexto local, as câmaras municipais e as juntas de freguesia têm estado na linha da frente no apoio ao tecido social e económico de cada território.

A comunicação autárquica tem assumido um papel essencial junto dos cidadãos para divulgação de informações: planos de contingência; cancelamento de atividades; alterações de horários e funcionamento dos serviços; medidas de prevenção; apoios para empresas e associações; medidas de proteção social aos grupos de risco e iniciativas de apoio educativo, entre outras.

O confinamento e o distanciamento social são apontados pela Direção-Geral de Saúde como duas das principais medidas para controlo da propagação do novo Coronavírus. O afastamento entre pessoas, o impedimento das atividades com grande concentração humana, a mobilidade limitada, são fatores que põem em causa os tradicionais meios de comunicação como flyers, cartazes ou outdoors.

Retidas em casa, as pessoas passaram a ter mais tempo para as redes sociais e para navegar na Internet, pelo que as autarquias devem priorizar a utilização das ferramentas online. A melhor maneira de chegar às pessoas durante uma crise desta dimensão e com estas características é mesmo através da comunicação digital.

As autarquias que, ao longo dos últimos tempos, têm investido na construção de canais de comunicação digitais junto das suas populações, têm conseguido comunicar. O sucesso nesta área de intervenção é alcançado com a soma de uma multiplicidade de ferramentas e soluções técnicas que garantem a chegada aos diferentes públicos-alvo, nos diversos contextos.

Infelizmente, a presença da pandemia nas nossas vidas será uma realidade incontornável durante algum tempo. Cabe aos decisores políticos refletir sobre os atuais processos de comunicação digital das suas autarquias e avaliarem a necessidade de investir nesta área de importância crucial.