No final de 2020, início de 2021, a Albatroz Digital tem estado a lançar as novas versões a Aplicação Móvel para as Autarquias. A ferramenta conta com um conjunto de funcionalidades que procuram envolver os cidadãos na vida das comunidades, promovendo a participação cívica e a inclusão digital.

A nova versão, disponível para os sistemas Android e iOS, dá seguimento à digitalização dos processos, permitindo a submissão direta de anomalias georreferenciadas na Plataforma de Gestão de Ocorrências desenvolvida pela Albatroz Digital e já adquirida por várias autarquias.

No caso concreto da JF Charneca de Caparica e Sobreda, através da nova aplicação móvel os fregueses podem reportar anomalias que identifiquem no espaço público, anexando fotos e adicionando as coordenadas GPS, informando a autarquia para a necessidade de intervir.

Os funcionários da Junta de Freguesia responsáveis pela administração da Plataforma, acedem ao backoficce onde podem consultar os pedidos de intervenção, dando seguimento internamente para os respetivos responsáveis que as situações sejam resolvidas.

A ferramenta foi desenvolvida recorrendo ao recente framework Flutter. Os aplicativos Flutter são escritos na linguagem de programação Dart e fazem uso de muitos dos recursos mais avançados da linguagem.

A conjugação da nova APP com a Plataforma de Gestão de Ocorrências estará brevemente em funcionamento também na JF Laranjeiro Feijó, JF São Sebastião e JF Sado.