No âmbito da apresentação do 5.º Relatório do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral (PVNPC), dinamizado pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), decorreu no dia 21 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, o 1º Encontro de Notificadores.

O Programa de Vigilância tem como principal finalidade obter indicadores que forneçam evidência científica robusta que contribuam para uma melhor satisfação das necessidades de saúde, educação e apoio social, bem como identificar oportunidades de prevenção e dar visibilidade e voz às pessoas que vivem com paralisia cerebral.

A plataforma paralisiacerebral.net foi apresentada durante a sessão pelo Prof. Joaquim Alvarelhão, que integra a equipa de coordenação do PVNPC em representação da FAPPC. A solução procura alargar a rede de notificadores, devolver informação e conhecimento a toda a comunidade com interesse e responsabilidade na área, disseminar as publicações com origem ou com colaboração do Programa de Vigilância, expandir a rede de sinalização junto de familiares, amigos e profissionais e finalmente flexibilizar o processo de notificação.

A plataforma permite igualmente a consulta de vários indicadores e relatórios em função da localização geográfica, do ano civil ou do sexo. No que às normas de acessibilidade diz respeito, a ferramenta cumpre o Decreto-Lei n.º 83/2018 que define os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis de organismos públicos.