No passado fim de semana realizámos um upgrade ao servidor com o intuito de melhorar a velocidade de resposta dos sites e aplicações Web alojadas.

Com o aumento dos conteúdos e o crescimento do fluxo de dados, sentimos a necessidade de melhorar o nosso alojamento para acompanhar essas exigências. Realizámos uma migração para um servidor com disco SSD (Solid-State Drive) com mais memoria RAM e um processador com o dobro da capacidade.

Nos discos SSD deixa de haver os pratos e as cabeças que se movem sobre os discos para existirem componentes fixos que são acedidos diretamente sem perdas de tempo.

CPU

O novo servidor apresenta um processador com 8 núcleos ao contrário do antigo com apenas 4 disponíveis. A carga de processamento suportada passa para o dobro bem como aumenta a rapidez de resposta aos vários processos, por estes serem repartidos por um maior número de recursos.

Disk Write Performance

* Os dados do gráfico recorrem a valores médios

Com a alteração de um disco HDD para um disco SSD, cresce a performance de leitura e escrita (Disk Write Performance). Os processos são concluídos mais rapidamente mantendo a carga do processador em valores baixos e consequentemente os acessos mais rápidos.

 

Memória

* A azul memória total disponível no sistema e a laranja valores médios de memória utilizada

A utilização da memória do servidor anterior encontrava-se no limite. A máquina recorria a mais memória virtual (cache) usando frequentemente o disco rígido, tornando os tempos de resposta lentos.

Com o aumento de memória o servidor deixa de usar repetidas vezes a cache subindo a performance geral do sistema. A margem para crescimento do fluxo de dados é agora mais elevada.

Load Average

* Valores médios medidos em 3 momentos diferentes do dia

A Carga Média ou Load Average quantifica as tarefas que estão a ser processadas e em espera. A média avaliada da carga do processador em vários momentos do dia permite ter uma noção da melhoria que há com a mudança para o disco SSD.

No passado o servidor apresentava uma carga média de 2.4 na altura do dia com mais acessos. A nova máquina apresenta apenas 0.5 de carga. Uma melhoria significativa na performance geral do servidor.

Todas as aplicações online têm agora uma resposta mais rápida aos pedidos realizados. Este avanço também é benéfico para a saúde geral da máquina. Baixando o stress a que é sujeita, os componentes têm maior durabilidade.

Conclusões

Os dados apresentados traduzem uma melhoria significativa da performance do servidor, dos tempos de resposta e carregamentos das aplicações online. Há igualmente uma melhoria ao nível da estabilidade, tão importante num sistema que trabalha 24 sobre 24 horas.

A melhoria do serviço prestado ao nível do alojamento não implica qualquer acréscimo nos custos finais para os clientes da Albatroz Digital. A empresa assume uma estratégia de investimento na inovação tecnológica, alicerçada na permanente atualização das ferramentas disponibilizadas.

Foto Torkildr
Licença CC