A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no município de Silves, adquiriu recentemente a plataforma para gestão de ocorrências, que permitirá aos fregueses, à distância de um clique, interagir com os serviços da autarquia para reportar anomalias que exijam uma resolução ou encaminhamento para as entidades competentes.

Com uma área de 246,41 km², são muitos os sítios, aldeias e núcleos residenciais espalhados por um território com 8 430 habitantes (2011). Ao nível das intervenções no espaço público, a manutenção de caminhos assume particular exigência atendendo à dimensão da Freguesia.

Alguns dos assuntos que podem ser tratados com os serviços da Junta de Freguesia através desta plataforma são: pedidos de recolha de monos; problemas com água e saneamento; limpeza de espaços públicos; manutenção de caminhos; falhas na iluminação pública e problemas de água e saneamento.

A ferramenta, inserida no Website da Junta, permite minimizar deslocações físicas dos cidadãos aos serviços da autarquia. Ora, para além de este recurso técnico permitir uma maior eficiência e agilidade no despoletar e acompanhamento de ocorrências, permite, em simultâneo, neste tempo de confinamento social, uma maior segurança para toda a população.