No dia 15 de março decorreu em Lisboa, no Auditório do Infarmed, um encontro do programa e-Bug PT, juntando todos os parceiros envolvidos, dando como finalizada a fase piloto do projeto.

O programa e-Bug tem como objetivo aumentar a literacia em saúde, por exemplo nos temas de prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos, nos cidadãos do futuro. Teve início em 2006, sendo financiado pela Comissão Europeia, no entanto em Portugal a sua aplicação foi bastante reduzida. Em 2019 houve uma avaliação do projeto e percebeu-se que ainda era e é necessária a existência e implementação do e-Bug. A fase piloto arrancou em dezembro de 2021 no Agrupamento de Escolas Pedro Varela do Montijo, tendo estado envolvidos, nesta fase, 10 agrupamentos de todo o país.

A Albatroz Digital, enquanto empresa contratada, tem assumido as tarefas técnicas de atualização de conteúdos da versão portuguesa, desde o lançamento da plataforma desenvolvida pela equipa inglesa do e-Bug, entre setembro e outubro de 2022. Este trabalho passa pela adaptação do website e documentos de apoio à realidade portuguesa e às necessidades que foram identificadas no decorrer da fase piloto.

Durante o meeting do dia 15 de março, a equipa da Albatroz Digital teve oportunidade de tomar contacto com a realidade das escolas que implementaram o programa junto dos seus alunos. Vários professores, oriundos de diversos pontos do país, apresentaram os resultados alcançados nos diferentes níveis de ensino.

O encontro e-Bug encerrou com um sentimento de satisfação pela oportunidade de, profissionalmente, a empresa poder fazer parte da construção e implementação de um programa relevante para a comunidade escolar e para a promoção da saúde em Portugal.