A Plataforma de Ocorrências e a Aplicação Móvel propostas às autarquias pela Albatroz Digital, para gestão e resolução de problemas que possam afetar o quotidiano dos cidadãos, estão, desde o passado fim-de-semana, operacionais no contexto da freguesia de Campolide, em Lisboa.

O presidente Miguel Belo Marques sublinha que "vai ser um veículo fundamental para estarmos mais próximos das pessoas, de modo a conhecermos os problemas que temos a nível de higiene urbana, espaço público e espaços verdes. Assim podemos ser mais eficientes na gestão das ocorrências e na prestação de um serviço mais rápido".

Miguel Belo Marques realça que "As competências da Junta de Freguesia são as varreduras de ruas, os buracos e descalçamentos no passeio e os espaços verdes, que estão diretamente confiados para manutenção”. Apesar do objetivo ser a resolução das questões relativas à Freguesia, a Junta pretende ir mais além. “Mesmo que algum problema não seja da nossa competência, queremos ser parte ativa, ter conhecimento e ajudar na sua resolução. Na plataforma vai ser possível também assinalar as inconformidades e problemas que pertençam a outras entidades".

Afirma também que a solução encontrada permite à Junta de Freguesia "a possibilidade de ajudar a identificar e a pressionar junto das entidades competentes. Sejam elas a Câmara Municipal de Lisboa, as concessionárias das telecomunicações, da água, do gás, de obras públicas ou privadas a decorrer na Freguesia".

O download da aplicação "Campolide Resolve" é gratuito e está disponível para os sistemas Android (aqui) e iOS (aqui). No atual website da Freguesia foi igualmente incluído um formulário (aqui) para a participação de ocorrências.